Tempo de Mudanças e a Necessidade do Correto Exame Situacional

Vivenciamos tempos de mudanças rápidas, algumas imprevisíveis, resultando no crescimento exponencial de novos negócios, muitos disruptivos, afetando a vida de empresas de diversos portes. Novas descobertas transformam o cenário competitivo, patentes não param de ser reivindicadas e o avanço em tecnologias de bigdata e iOt de igual modo cresce e transforma a maneira tradicional de se fazer negócios.


A sensação de estar sendo “engolido” está aí, mas os líderes empresariais mais atentos fazem as considerações certas e transmitem suas decisões de modo claro e objetivo. E para agir assim, se apoiam em ferramentas de market research e inteligência de negócios.


A perspicácia de empresas que vencem em tempos de mudança se dá ao acompanhar sistematicamente as necessidades e comportamentos do cliente, ao observar o desenrolar do desenvolvimento de tecnologias emergentes e ao olhar para o surgimento de ameaças e oportunidades, fazendo isto tudo no momento certo, para poder reagir no momento certo.


Se sua empresa alega falta de recursos ou de tempo disponível para coletar, analisar e fazer com que as informações que estão a sua volta passem a ter e a dar sentido, a tendência é de uma inevitável estagnação. O caminho oposto, no entanto, existe: atuar (i) coletando, (ii) analisando e (iii) compartilhando com as partes interessadas os dados oriundos de um consistente esforço de market research e inteligência de negócios.


Em resumo, para lidar com a velocidade da transformação das formas de consumo, dos novos modelos de negócio, da concorrência e do movimento macroeconômico e social, cabe realizar com rigor aquilo que se chama de “Exame da Situação” para em seguida partir para o desenvolvimento do plano de ação e elaboração da diretriz de inteligência de negócios. Vamos em frente!


Mais em sac@logike.com




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square