top of page

A Urgência da Governança Corporativa para Empresas que Planejam Crescer em 2024-2025

Governança corporativa refere-se ao sistema pelo qual as empresas são dirigidas e controladas, envolvendo um conjunto de práticas e processos que garantem que os interesses dos stakeholders (acionistas, funcionários, clientes e sociedade) sejam protegidos e alinhados. Entre as principais áreas de foco estão a transparência, a responsabilidade, e a prestação de contas.


O professor John L. Campbell, da Universidade de Dartmouth, destaca que "as empresas que negligenciam a governança corporativa correm o risco de enfrentar graves problemas de reputação e sustentabilidade a longo prazo".


Atração de Investimentos

Investidores institucionais, como fundos de pensão e fundos mútuos, preferem empresas com boas práticas de governança, pois isso reduz o risco associado ao investimento. Michael C. Jensen, da Harvard Business School, afirma que "uma governança corporativa eficaz pode melhorar o desempenho financeiro de uma empresa, aumentando seu valor de mercado".


Mitigação de riscos

A governança corporativa eficaz é essencial para gerenciar os riscos corporativos e garantir a conformidade com as leis e regulamento. Práticas robustas de governança ajudam a identificar e mitigar riscos antes que se tornem problemas fora de controle.


A reputação corporativa é um ativo intangível vital que pode ser substancialmente melhorado através da implementação de práticas de governança sólidas.

Normas Usualmente Aceitas de Governança Corporativa

Para implementar uma governança corporativa eficaz, muitas empresas brasileiras ou aqui sediadas, seguem normas internacionalmente reconhecidas que ajudam a estruturar suas práticas e processos. Entre elas:


  • ISO. Fornecem diretrizes abrangentes para diversas práticas de governança. A ISO 37000, por exemplo, oferece diretrizes para a governança das organizações, abordando temas como liderança, desempenho, controle e responsabilidade. A ISO 26000, por sua vez, fornece diretrizes sobre responsabilidade social, enfatizando a importância da sustentabilidade e da ética nos negócios.

  • Sarbanes-Oxley Act (SOX). Introduzida para proteger os investidores ao melhorar a precisão e a confiabilidade das divulgações corporativas. Exige que as empresas implementem controles internos rigorosos e relatem sobre a eficácia desses controles.

  • Código de Práticas IBGC. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) desenvolveu um código que orienta as empresas em diversas áreas da governança. Ele enfatiza a importância da transparência, da equidade, da prestação de contas e da responsabilidade corporativa.


Como podemos ajudar:

  • Ganhe tempo. A Logike Associados pode ajudar sua empresa a desenvolver e implementar um código de conduta e ética que norteie as ações e decisões da empresa, promovendo uma cultura de integridade.

  • Tenha uma Auditoria de 2a parte. A Logike conta com profissionais aptos a planejar e realizar auditorias internas para monitorar a conformidade da sua empresa com as políticas e regulamentos estabelecidos


Fale com nossos especialistas em sac@logike.com


Comentários


Os comentários foram desativados.
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page