Estabelecendo uma Abordagem ao Risco Empresarial
Empresas que estejam em busca de crescimento sustentável, devem estabelecer uma abordagem sistemática ao risco, em vez de tratá-lo como um componente único ou isolado no seu sistema de gestão.
O Comitê TC-176 da ISO define risco como "o efeito da incerteza sobre um resultado esperado", e as empresas com maior robustez em seus sistemas de gestão e governança, são aquelas que evidenciam estar de fato determinando e controlando os riscos que podem afetar o desenvolvimento e a estabilidade do negócio, sobretudo conforme a expectativa das suas partes interessadas.
Pretendendo implementar processos para enfrentar os riscos e planejar ações-resposta que sejam proporcionais ao potencial impacto dos riscos, há que se escolher uma metodologia de abordagem ao risco. A despeito da empresa adotar uma metodologia FMEA (failure mode and effect analysis) ou HAZOP (hazard and operability studies), que são as metodologias adotadas pela Logike Associados© em seus clientes, o que não pode faltar é justamente o exame de Identificação dos desvios de processos, considerando os erros aleatórios e os erros sistemáticos em cada processo crítico e em seguida verificando se estes erros podem se transformar em riscos conforme seus efeitos e conseqüências.
Destaca-se que vale também considerar como erro, aqueles processos que embora estejam "padronizados" por procedimentos ou instruções normativas internas, não atingem regularidade quanto a repetibilidade (aquilo que se pode repetir).
Finalizando, algumas orientações quanto a uma boa prática de gestão de riscos:
Levantar perícias já feitas em processos críticos da empresa e propor grupos de melhoria a partir destes dados.
Fazer referência nas instruções de trabalho às normas regulamentadoras aplicáveis e de igual modo às normas e portarias de riscos dos próprios clientes.
Indicar, na matriz de cargos, os responsáveis e suas atribuições no gerenciamento de riscos.
Respostas planejadas aos riscos, contato com especialistas nos processos críticos e "Protocolos" de gestão do risco complementam uma boa prática de gestão de riscos.
Mais em www.logike.com