Market Research: Mente e Coração

Gestores e Sócios que de fato queiram usar dados para tomada de decisão racional, precisam por mente e coração em torno de temas como Inteligência de Negócios e Market Research. Desta forma poderão entender o comportamento do consumidor, bem como o mercado, seus concorrentes e os problemas que poderão modificar fortemente o seu setor de atuação no futuro.


A perfeita combinação de dados qualitativos e dados quantitativos, quando coletados corretamente, permitirá um desenvolvimento mais bem-sucedido e mais efetivo da área de produtos. E indo além, o uso sistemático da Inteligência de Negócios e Market Research também poderá redesenhar a forma como se faz planejamento estratégico, o que fará significativa diferença para empresas que desejam:

  1. Mapear metas organizacionais;

  2. Lançar uma nova linha de desenvolvimento de produtos;

  3. Planejar uma expansão de mercado ou entrar em novos mercados via representantes ou franqueados;

  4. Difundir entre as áreas de produto, marketing, vendas e finanças, uma doutrina de pensamento estratégico com bases sólidas, capaz de orientar a conduta da empresa para lidar com toda sorte de desafios que apareçam ao longo do caminho.

Uma forma não tão complexa de se obter relatórios úteis de Inteligência de Negócios e Market Research se dá por meio da pesquisa secundária. Este tipo de pesquisa se utiliza de dados relevantes públicos ou tornados públicos e que se bem extraídos e analisados, darão uma visão mais profunda do seu mercado e dos seus consumidores-alvo.


Se de fato um Gestor ou um Grupo de Sócios quer ter este tipo de domínio, deve evidenciar isto ao fazer uso de (i) relatórios de tendências, (ii) levantamentos estatísticos de mercado, (iii) análise setorial e (iv) análises de BI sobre os dados de séries históricas de vendas e preços que estejam a mão. Especialistas no tema avaliam fatores que afetam a atenção dada ou o “uso” de informações específicas de pesquisa de mercado pelos responsáveis nas áreas de Marketing ou Growth dentro das empresas. Eles consideram como essencialmente importantes a estrutura organizacional, a qualidade técnica da inteligência de negócios sendo gerada, a capacidade de ação e a interação entre o topo da direção da empresa e as partes, internas ou externas, responsáveis por Inteligência de Negócios e Market Research.


Uma coisa é certa, a atividade central da profissão de marketing e desenvolvimento de produtos e estratégia de crescimento pede o uso de pesquisa de mercado e análise setorial, algo que têm sido relativamente negligenciado por algumas empresas.


Como podemos ajudar? Fale com nossa equipe de Inteligência de Negócios e Market Research em sac@logike.com


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square