top of page

Gerenciando o "Ciclo do Pedido" em grandes fornecimentos

O tratamento eficiente do ciclo do pedido, isto é, o gerenciamento do tempo entre a efetivação do pedido e a entrega do serviço, poderá gerar vantagens significativas em termos de:  


  • Liberação de capital (até então "preso" no processo de prestação do serviço/produção, quando poderia estar sendo empregado em operações financeiras, gestão de ativos, P&D, recursos humanos, etc.);   

  • Antecipação dos recebimentos no fluxo de caixa da empresa;   

  • Menor vulnerabilidade à volatilidade do mercado (grandes contratantes que recebem seus pedidos no prazo, costumam ser menos suscetível às propostas de mudança de fornecedor).  




E a oportunidade para um fornecedor encurtar o ciclo do pedido, reside na adoção de dois procedimentos simples:


1) Examinar o fluxograma do processo de produção. É possível identificar as atividades que consomem tempo excessivo e não criam "valor" efetivo? As mesmas podem ser eliminadas, reduzidas em sua proporção ou conduzidas em paralelo?

2) Reduzir o grau de "surpresas" que retardam o cumprimento dos prazos, utilizando ferramentas como o FMEA – Failure Mode and Effect Analysis, capazes de reconhecer e avaliar falhas potenciais em um processo, identificando ações que poderão eliminar ou reduzir (conforme a taxa de severidade) a probabilidade da ocorrência destas falhas potenciais.

Implementando alguns destes procedimentos básicos, entendemos que os fornecedores poderão se fundamentar em um "quadro de valores mentais" voltado para a agilidade no tempo de serviços e o gerenciamento eficaz do ciclo do pedido.

Logike Associados | sac@logike.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page