O futuro da Inteligência de Negócios já está ai
A terceira onda de mudança da Inteligência de Negócios está apenas começando a se firmar nas redes de varejo. Os drivers principais, de acordo com estudos da Kelley School of Business, são a (i) tecnologia de representação digital do ambiente de compras e (ii) o acompanhamento em tempo real dos clientes quando estes, por exemplo, entram em um ponto de venda, andam pelos corredores e iniciam um processo de seleção e decisão de compra de produtos.
Como as inovações anteriores, o 'novo normal' da inteligência de negócios fornece a capacidade necessária para capturar variações no comportamento do consumidor ao longo do tempo, além de adicionar funções como análise crítica do contexto em que determinadas compras ocorrem.
Esta nova onda de inteligência de negócios já está ai. Fornece aos profissionais de marketing as ferramentas necessárias para se medir a resposta do consumidor ao ambiente proposto no ponto de venda e gerenciar o processo de compra. É a base para a chamada gestão da experiência do cliente. Apoiado ou não por ferramentas de big data, a nova inteligência de negócios poderá se dar através de ações como:
Modelos Preditivos para se antecipar no entendimento do comportamento do consumidor;
Digital Analytics como meio para se analisar informações disponíveis nos canais online e incrementar o que é oferecido ao consumidor;
Máxima disciplina em relação a proteção de dados pessoais, adotando as regras da LGPD para fins de se manter a livre iniciativa, a livre concorrência e a defesa do consumidor.
Um dos aspectos mais importantes que afetam a capacidade de uma organização varejista de se manter à frente do mercado é ter uma compreensão abrangente de seus concorrentes, do estado de seu setor de atuação e do cenário de consumo que age em constante mudança como um todo.
Converse com nossos especialistas em sac@logike.com e saiba como seus profissionais de marketing podem reavaliar suas táticas e otimizar campanhas futuras com base em insights de inteligência de negócios.
Comments