Ainda existe um papel "inteligente" na atividade de Market Research?
Provavelmente a resposta seja sim, desde que a gestão do Market Research esteja orientando decisões estratégicas e impulsionando o desenvolvimento de negócios. O fato é que sem uma estrutura sistemática e combinada de inteligência de mercado, BI e #datascience, será mais difícil proporcionar ao topo da administração uma compreensão profunda do ambiente em que a empresa opera.
Os exemplos são relativamente simples. A grande questão é a (i) iniciativa, suportada por orçamento devidamente planejado e a (ii) escolha da metodologia de Market Research mais adequada. Mas vamos a alguns deles:
Segmentação de Mercado: A inteligência de mercado orienta empresas de diversos portes a identificar diferentes segmentos de mercado com base em variáveis como idade, renda, localização geográfica e comportamento de compra. Por exemplo, uma empresa de cosméticos pode utilizar pesquisas para identificar quais produtos são mais populares entre os consumidores por faixa de renda e adaptar suas campanhas de marketing para atender a esse segmento específico.
Estratégias de Preços: As pesquisas de mercado podem apoiar na determinação de estratégias de preços competitivas. Uma empresa de eletrônicos pode realizar Market Research para entender a faixa de preços que os consumidores estão dispostos a pagar por um novo gadget, ajudando na definição de um price-point mais atraente e sem danificar a estrutura de margem.
Avaliação da Demanda: Ao estimar a #demanda atual e futura, as empresas podem alinhar sua produção e sua estratégia de #operações de acordo com as necessidades latentes ou até reprimidas do mercado, evitando excessos ou escassez, garantindo uma eficiência operacional dentro dos parâmetros mínimos de rentabilidade.
Fale com nossos especialistas em sac@logike.com
Comments