O Desafio de uma Metodologia para Compliance
“Uma boa governança posiciona a empresa para o sucesso”. A citação é de Dave Adamson, um dos membros fundadores do Comitê TC-309 na ISO e reforça a tese de que a conformidade às normas e regulamentos tornou-se um dos maiores desafios enfrentados por empresas de todos os portes hoje em dia.
Falhar em ter os controles certos e a cultura certa pode significar a ruptura de um negócio, em razão de sanções temporárias ou permanentes, perdas de contrato, e multas.
Em linhas gerais, compliance ou conformidade refere-se a obedecer às leis aplicáveis, padrões industriais relevantes e políticas internas (como por exemplo, códigos de conduta).
Um bom método de compliance poderá garantir que empresas de todos os portes cumpram suas responsabilidades e gerenciem efetivamente o risco de prejudicar suas reputações.
O desenvolvimento de uma metodologia adaptada ao regime de operação da empresa pode ter ênfase em:
Levantamento das obrigações de conformidade que forem identificadas como riscos para a empresa e seus clientes (tanto em relação aos adquirentes em escala, como para auxílio aos pequenos fornecedores), indicando uma estratégia de ação prática, que tenha o perfil da empresa.
Definição e proposta de adoção de mecanismos de acompanhamento e controle dos riscos de non-compliance, em especial aqueles relativos a não cumprimento de procedimentos e padrões éticos.
Proposição objetiva de um conjunto de ações de sensibilização interna, disseminando ferramentas de gestão de Não-Conformidades de compliance a serem controladas na empresa.
A escolha de um bom método de compliance irá servir como meio de gerenciamento dos riscos e antecipação aos riscos que poderiam comprometer os objetivos econômico-financeiros e estratégicos da empresa.
Fale conosco em sac@logike.com
Mais em www.logike.com