top of page

Estabelecendo uma Abordagem ao Risco Empresarial

Empresas que estejam em busca de crescimento sustentável, devem estabelecer uma abordagem sistemática ao risco, em vez de tratá-lo como um componente único ou isolado no seu sistema de gestão.

O Comitê TC-176 da ISO define risco como "o efeito da incerteza sobre um resultado esperado", e as empresas com maior robustez em seus sistemas de gestão e governança, são aquelas que evidenciam estar de fato determinando e controlando os riscos que podem afetar o desenvolvimento e a estabilidade do negócio, sobretudo conforme a expectativa das suas partes interessadas.

Pretendendo implementar processos para enfrentar os riscos e planejar ações-resposta que sejam proporcionais ao potencial impacto dos riscos, há que se escolher uma metodologia de abordagem ao risco. A despeito da empresa adotar uma metodologia FMEA (failure mode and effect analysis) ou HAZOP (hazard and operability studies), que são as metodologias adotadas pela Logike Associados© em seus clientes, o que não pode faltar é justamente o exame de Identificação dos desvios de processos, considerando os erros aleatórios e os erros sistemáticos em cada processo crítico e em seguida verificando se estes erros podem se transformar em riscos conforme seus efeitos e conseqüências.

Destaca-se que vale também considerar como erro, aqueles processos que embora estejam "padronizados" por procedimentos ou instruções normativas internas, não atingem regularidade quanto a repetibilidade (aquilo que se pode repetir).


Finalizando, algumas orientações quanto a uma boa prática de gestão de riscos:

  1. Levantar perícias já feitas em processos críticos da empresa e propor grupos de melhoria a partir destes dados.

  2. Fazer referência nas instruções de trabalho às normas regulamentadoras aplicáveis e de igual modo às normas e portarias de riscos dos próprios clientes.

  3. Indicar, na matriz de cargos, os responsáveis e suas atribuições no gerenciamento de riscos.

Respostas planejadas aos riscos, contato com especialistas nos processos críticos e "Protocolos" de gestão do risco complementam uma boa prática de gestão de riscos.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page